Notícias

Confira as notícias, lançamentos e informações do segmento.

Brasil pode ter vacina contra dengue no final de 2015, diz laboratório


“Acredito que a vacina [contra a dengue] já estará disponível no Brasil até o final de 2015″, diz Sheila Homsani, gerente do departamento médico da Sanofi Pasteur Brasil. Em estudo publicado nesta quinta-feira (10) na revista Lancet, a vacina apresentou proteção de 56% contra o vírus em estudos clínicos, com mais de 10 mil pessoas na Ásia.

Ainda não há vacina disponível e licenciada no mundo para imunizar contra o vírus que causa a dengue.

O resultado de outro estudo feito com mais de 20 mil crianças e adolescentes com idade entre 9 e 16 anos na Colômbia, Honduras, México, Porto Rico e no Brasil deve sair no fim deste ano. Depois desse processo, caberá aos governos locais se interessarem em comprar a vacina para oferecer a população.

Segundo Homsani, o Ministério da Saúde já demonstrou interesse pela vacina e vem acompanhando os resultados das fases do estudo. Dado o seu resultado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve analisá-lo e repassar as informações ao governo.

Dengue no Brasil e no mundo
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que infecta ao menos 390 milhões de pessoas a cada ano, das quais 96 milhões sofrem de infecção, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nos últimos 50 anos, a incidência de dengue aumentou 30 vezes, com mais da metade da população mundial em risco, diz a OMS.

No Brasil, foram notificados 638.404 casos de dengue entre os dias 1º de janeiro e 28 de junho deste ano, segundo o Ministério da Saúde. O número representa uma queda de 52% em comparação ao mesmo período do ano passado.