Av Vereador Raymundo Hargreaves, N 98, Fontesville, Juiz de Fora – MG Tel: (32) 2101-1556

Está seguro para manejar um pacientes com covid-19? Pronto para atender na linha de frente?

Em meio a pandemia, com previsões de curto prazo não muito otimistas, e você, médico ou estudante de medicina, pode ser chamado a qualquer momento para a linha de frente.

Entender a doença e saber lidar com os pacientes com suspeita de coronavírus é uma obrigação de todos nós.

Fique tranquilo que nessa trilha nós separamos alguns e materiais que vão te ajudar a te deixar seguro no atendimento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

 

1. Infecção pelo SARS-CoV2 (COVID-19)

 

O que fazer com pacientes assintomáticos? Quais os sinais de gravidade?

Primeiro de tudo, vamos entender o que está acontecendo. Aproveite essa aula do grande Álvaro e revise a cronologia dos fatos, entenda quem é o novo coronavírus, o que é o SARS-CoV2, o que significa COVID-19 e muito mais.

 

2. Manejo de pacientes e intubação na suspeita de COVID-19

 

Dando continuidade ao estudo, vamos aprofundar um pouco mais no manejo dos pacientes com suspeita de COVID-19.

Mais ainda, quais EPIs devo utilizar em cada situação?

E por último e mais importante, quais cuidados e peculiaridades se preocupar na intubação orotraqueal desses pacientes.

3. Do diagnóstico à conduta: tudo que você, médico, precisa saber sobre o COVID-19

 

Vamos continuar? Agora que você já sabe todos os cuidados básicos, é hora de saber quais são os fluxos e condutas a serem tomadas em cada tipo de paciente.

Quais são os pacientes com fatores de risco que possam necessitar de cuidados intensivos? Como podemos identificá-lo? Como tratá-los? Leia atentamente esse material e tire todas as suas dúvidas!

Após a OMS ter caracterizado o COVID-19 como uma pandemia mundial, se criou um alerta ainda maior sobre a doença. Por isso, o Yellowbook criou este guia com muitos fluxos e condutas, prescrições, escores e calculadoras, medicamentos e bulários. Clique aqui para saber mais

 

4. Reconhecendo pacientes graves

 

Sabemos que 5% dos pacientes infectados pelo coronavírus podem evoluir de forma desfavorável e vão precisar de terapia intensiva.

Separamos uma aula para te ajudar a identificar esse paciente e como tomar as medidas iniciais.

Perceba que esse paciente é um paciente grave como qualquer outro, e antes de tomar medidas específicas é fundamental identificá-lo e tomar as medidas de estabilização inicial.

Ao final desta aula tenho certeza que você vai estar bem mais seguro para executar uma abordagem sistemática e tratar todos os pacientes críticos.

 

5. Fisiologia Respiratória

 

O coronavírus afeta prioritariamente os pulmões. A dispneia é um dos primeiros sintomas de gravidade e as lesões radiológicas são extensas.

Para entender um pouco melhor sobre esse processo fisiopatológico é fundamental relembrar alguns conceitos de fisiologia respiratória. Vamos nessa?

6. Insuficiência Respiratória Aguda

 

A IRpA é um das principais complicações da doença, estima-se que uma parte dos pacientes graves evoluem para esse quadro.

Agora que você já sabe reconhecer o paciente grave e revisar a fisiologia pulmonar chegou o momento de compreender os conceitos básicos do paciente que entra em Insuficiência Respiratória Aguda.

7. Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SARA)

 

Existe uma série de síndromes associadas ao COVID-19. Os pacientes podem apresentar apenas sintomas leves, mas há casos mais graves que envolvem pneumonia ou Síndrome Respiratória Aguda Graves (SRAG).

O manejo é complicado, mas apesar de pequenas diferenças o manejo desse paciente é como de qualquer outra SARA. Definição, epidemiologia, fisiopatologia, etiologia e tratamento, tudo o que você precisa saber para manejar o seu paciente com SARA na emergência.

8. Manejo das Vias Aéreas

 

Paciente rebaixou, separa o material que você vai precisar intubar, sente-se preparado nessa hora? Chegou o momento de visualizar a abordagem sistemática das vias aéreas, fundamental para a realização do procedimento da sequência de intubação orotraqueal usando o método dos 7P’s.

9. Base da Ventilação Mecânica

 

Intubou! E agora? Não sabe o que fazer? Não seja essa pessoa… chegou a hora de perder o medo! Vamos aprender os principais conceitos da ventilação mecânica: ciclo ventilatório, curvas de ventilação, conceitos e modos ventilatórios. Preparado para aprender desde a definição ao tratamento do paciente com Insuficiência Respiratória Aguda? Vamos lá!

10. Super Material de Ventilação Mecânica

 

Para a sua revisão ficar mais fácil, aproveite para ler um super-material objetivo, didático e completo sobre tudo o que você precisa saber em Ventilação Mecânica para dominar o paciente grave na UTI. Clique aqui para baixar.

 

Fonte: https://www.sanarmed.com

© 2020 Ativa Hospitalar. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec