Av. Vereador Raymundo Hargreaves, nº 98, Galpão 105, Francisco Bernadino, Juiz de Fora - MG Tel: (32) 2101-1556

Coordenado pela professora da Escola de Farmácia da UFOP Renata Macedo do Nascimento, o projeto de extensão Farmácia de Ouro desenvolveu três produtos da campanha de promoção da qualidade do uso de medicamentos durante o período de isolamento social e combate à pandemia do novo coronavírus.

O acesso aos medicamentos sofreu alterações temporárias. Novas normas começaram a serem aplicadas, uma para os profissionais e outra para os pacientes.

“O objetivo final desse projeto é estimular o uso correto dos medicamentos e a segurança dos pacientes. Nosso grande foco é a promoção do uso de medicamento com qualidade, que nós chamamos de uso racional do medicamento”, conta a professora.

As informações são veiculadas em meio digital, pelo Instagram do projeto, e impresso, por panfletos distribuídos na Farmácia Escola.

 

PROFISSIONAIS

Algumas das mudanças para os profissionais, devido à situação de emergência causada pela pandemia, incluem: o período de liberação dos medicamentos, autorização para recebimento de medicamentos caso o paciente seja do grupo de risco, quantidade de medicamentos, entre outros. Entenda o que mudou.

 

PACIENTES

Com a modificação da regulamentação sobre os medicamentos para quem faz uso regular dessas substâncias, os clientes devem se atentar às orientações. Uma das novas regras é que agora, em alguns casos, o paciente pode receber o medicamento em casa, mas para isso deve preencher os requisitos. Outra novidade é sobre as quantias máximas de remédio permitidas por prescrição. Veja o que mudou.

 

CHECK LIST 

A terceira campanha contém orientações que as pessoas em geral devem seguir, caso precisem sair de casa para ir à farmácia. Os procedimentos listados servem para evitar aglomerações e contatos pessoais.

 

O PROJETO 

A Farmácia de Ouro é um projeto de extensão e um centro de farmacovigilância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) localizado na Farmácia Escola da UFOP, que atende a toda comunidade de Ouro Preto. É também um ambiente para desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. A Farmácia de Ouro tem a participação de professores, graduandos do curso de Farmácia e farmacêuticas da Farmácia Escola.

Fonte: https://ufop.br

© 2020 Ativa Hospitalar. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec